MEMES: são engraçados, mas o que eles comunicam?
Mas o que são Memes? Sabe sobre sua origem?
Você arrisca fazer um meme?
Saiba mais...
Os "Memes" para além de ser uma linguagem da internet, se constituem em fenômenos de comunicação, que com o advento da internet viralizou por sua fácil manipulação e modificação com o objetivo de transmitir uma mensagem. Eles podem vir em diversos formatos, tais como: imagens, vídeos. Os memes se caracterizam por se espalharem rapidamente e serem reformulados pelos meios de comunicação e entre as pessoas.
O termo "meme" se originou na Biologia pelo Zoólogo Richard Dawkins quando pesquisou e escreveu sua teoria sobre o processo de transmissão cultural humana no seu livro O Gene Egoísta (1976). Também tem origem na palavra grega "Mimeme" que significa imitação. A "memética" proposta por Dawkins deriva das teorias Darwinistas sobre a evolução dos genes, pois, para Dawkins, o “meme” seria a unidade de evolução cultural humana. Em seus estudos admitindo que seres humanos evoluíam de maneira diferenciada a outros seres do planeta, cultural e geneticamente (DIAS; TELES; KARIME; GROHMANN, 2015).
Os memes são um dos gêneros textuais que não somente comunica uma mensagem, mas permite fazer uma análise de um certo contexto. O meme no ambiente midiático da internet também atua como um meio de transformar a informação favorecendo comunicar e entender o mundo, funcionando como um meio semiótico.
Essa manifestação cultural denota a relação entre linguagem e cultura, que favorece a repetição, a ideia de apropriação, recriação por ser de fácil manipulação. O meme muitas vezes está associado ao cômico, a ideia de piada, humor, ironia ou sarcasmo; entretanto ele revela as nossas dinâmicas de comunicação e compreensão do mundo, estabelecendo assim, uma relação com a linguagem. Isso porque o meme pode favorecer a mediação entre algo a que ele se refere, produzindo uma mensagem na mente de quem se põe a "ler" ou "escrever" essas informações colocadas em sua linguagem (imagética, vídeo, verbal, etc.).
Portanto, o meme se constitui como um fenômeno cultural que têm se propagado pelas mídias sociais digitais no contexto da web 2,0. O meme como forma de linguagem comunica algo e, o seu entendimento perpassa alguns fundamentos que justificam se espalharem facilmente, a saber: fidelidade, longevidade e profundidade. Isso em relação à mensagem que comunica.
Você arrisca fazer um meme?
- https://www.gerarmemes.com.br/
- https://imgflip.com/memegenerator
- http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2479-1.pdf
- http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/18420/1/2015_NataliaBotelhoHorta.pdf
- http://www.museudememes.com.br/
Hoje, no contexto híbrido, temos uma variedade de linguagens e estilos que oportunizam comunicar-nos de diferentes formas e com pessoas de diferentes públicos e estilos de pensamento. Isso enriquece enormemente nossas possibilidades pedagógicas.
ResponderExcluir