MEMES: são engraçados, mas o que eles comunicam?

Mas o que são Memes? Sabe sobre sua origem?

Os "Memes" para além de ser uma linguagem da internet, se constituem em fenômenos de comunicação, que com o advento da internet viralizou por sua fácil manipulação e modificação com o objetivo de transmitir uma mensagem. Eles podem vir em diversos formatos, tais como: imagens, vídeos. Os memes se caracterizam por se espalharem rapidamente e serem reformulados pelos meios de comunicação e entre as pessoas.

O termo "meme" se originou na Biologia pelo Zoólogo Richard Dawkins quando pesquisou e escreveu sua teoria sobre o processo de transmissão cultural humana no seu livro O Gene Egoísta (1976). Também tem origem na palavra grega "Mimeme" que significa imitação. A "memética" proposta por Dawkins deriva das teorias Darwinistas sobre a evolução dos genes, pois, para Dawkins, o “meme” seria a unidade de evolução cultural humana. Em seus estudos admitindo que seres humanos evoluíam de maneira diferenciada a outros seres do planeta, cultural e geneticamente (DIAS; TELES; KARIME; GROHMANN, 2015).

Os memes são um dos gêneros textuais que não somente comunica uma mensagem, mas  permite fazer uma análise de um certo contexto. O meme no ambiente midiático da internet também atua como um meio de transformar a informação favorecendo comunicar e entender o mundo, funcionando como um meio semiótico.

Essa manifestação cultural denota a relação entre linguagem e cultura, que favorece a repetição, a ideia de apropriação, recriação por ser de fácil manipulação. O meme muitas vezes está associado ao cômico, a ideia de piada, humor, ironia ou sarcasmo; entretanto ele revela as nossas dinâmicas de comunicação e compreensão do mundo, estabelecendo assim, uma relação com a linguagem. Isso porque o meme pode favorecer a mediação entre algo a que ele se refere, produzindo uma mensagem na mente de quem se põe a "ler" ou "escrever" essas informações colocadas em sua linguagem (imagética, vídeo, verbal, etc.).

Portanto, o meme se constitui como um fenômeno cultural que têm se propagado pelas mídias sociais digitais no contexto da web 2,0. O meme como forma de linguagem comunica algo e, o seu entendimento perpassa alguns fundamentos que justificam se espalharem facilmente, a saber: fidelidade, longevidade e profundidade. Isso em relação à mensagem que comunica.

Você arrisca fazer um meme? 

  • https://www.gerarmemes.com.br/
  • https://imgflip.com/memegenerator

Saiba mais...

  • http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2479-1.pdf
  • http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/18420/1/2015_NataliaBotelhoHorta.pdf
  • http://www.museudememes.com.br/

Comentários

  1. Hoje, no contexto híbrido, temos uma variedade de linguagens e estilos que oportunizam comunicar-nos de diferentes formas e com pessoas de diferentes públicos e estilos de pensamento. Isso enriquece enormemente nossas possibilidades pedagógicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exclusão Digital: um flerte com a exclusão social?!

Software Livre: democratização do acesso à tecnologia e ao conhecimento

Cibercultura: as relações entre as novas tecnologias de informação e comunicação e a cultura contemporânea