Cibercultura: as relações entre as novas tecnologias de informação e comunicação e a cultura contemporânea

O que é Cibercultura?


Podemos entender a Cibercultura como uma espécie de reconfiguração geral da nossa sociedade a partir das tecnologias da informação e comunicação.  Ou seja, é a interação entre a sociedade e a cultura e as novas tecnologias transformando-se numa relação sociocultural. Hoje vivenciamos essa cultura contemporânea pela mediação das tecnologias digitais, seja por meio do uso de home banking, cartões inteligentes, celulares, palms, pages, voto eletrônico, imposto de renda, entre outros.
  
A Cibercultura opera o mundo virtual, ou seja, concentra as virtualidades sensoriais e informacionais que se atualizam na interação com os seres humanos. Isso implica em dizer que a cibercultura se constitui em uma nova maneira da humanidade se estabelecer virtualmente  a partir de alguns elementos - interconexão, criação de comunidades virtuais e inteligência coletiva (Lévy, 1999).

Ainda segundo Lévy (1999), a cibercultura se constitui em um universo sem totalidades dado que abarca a comunicação universal, cujas afinidades de interesses e de conhecimento convergem para a cooperação mútua, inteligência coletiva que seria a maneira como as pessoas de realizar, socializar interesses, conhecimentos e etc. na rede digital universal.

A cibercultura abarca, segundo Lemos e Cunha (2003), as cibercidades (cidade e espaço de fluxo), as novas práticas comunicacionais no ciberespaço (e-mail, listas, weblogs, jornalismo online), as novas relações sociais eletrônicas e as práticas comunicacionais pessoais (weblogs, webcams, chats, icq, listas), as questões artísticas (arte eletrônica) e políticas (cibercidadania, ciberativismo, hackers), as transformações culturais e éticas (softwares livres, "napsterização", privacidade) e a nova configuração comunicacional (liberação do pólo da emissão) da cibercultura. O intuito é passar uma visão panorâmica, ensaística da cibercultura contemporânea, mostrando a reconfiguração geral pela qual passa a sociedade com o advento das tecnologias informacionais de comunicação.

Portanto, a cibercultura se mostra como um movimento social que envolve a interconexão, a criação de comunidades virtuais, a inteligência coletiva. Além disso, a sua relação com a educação denota um processo de mutação do saber em tempo contínuo, renovação dos saberes por conta da velocidade da atualização das informações. Isso porque o ciberespaço "suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas, a saber: memória ( bancos de dados, hiperdocumentos, arquivos digitais de todos os tipos); imaginação (simulações); percepção (sensores digitais, telepresença, realidades virtuais); raciocínios (inteligência artificial, modelização de fenômenos complexos); (LÉVY, 1999). 

Saiba mais...
  • https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibercultura.pdf
  • https://www.moodle.ufba.br/pluginfile.php/355309/mod_page/content/1/i_96201bdd/levy_cibercultura.pdf

Comentários

  1. E qual a apreciação que você faz sobre esses posicionamentos dos autores?

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  2. Penso que a cibercultura por favorecer as interconexões entre as pessoas e as mídias sociais digitais, e a vivência dos sujeitos em comunidades virtuais amplia as interações, a partilha e a troca de conhecimentos, bem como a produção de conteúdos de forma coletiva.

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