Inclusão Digital: participativa, crítica e reflexiva!
O termo 'inclusão' têm sido bastante utilizado nas mais diversas áreas da sociedade ultimamente. Inclusive tem entrado na pauta de muitos debates haja vista que as políticas sociais (ou poderia dizer antissociais) que estão sendo pensadas para os próximos anos do nosso país prevê diversos cortes no orçamento do governo no âmbito da educação e do mundo do trabalho que descamba na retirada de direitos que foram arduamente conquistados por lutas históricas.
A inclusão social têm se constituído em uma palavra de ordem, clamada pelos contingentes populacionais para que sejam atendidas as suas reivindicações e minimizem as desigualdades sociais que constituem as mazelas que vivem.
A inclusão não poderia ficar de fora no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)! Daí o porquê do termo 'Inclusão Digital'! Mas o que vem a ser Inclusão Digital? Bem, inclusão digital se refere a favorecer às pessoas de um modo geral, independentemente das condições sociais econômicas, o acesso aos recursos tecnológicos e digitais; porém usando-os de forma crítica e reflexiva.
E segundo o Programa Identidade Digital do Estado da Bahia e atualmente Programa de Inclusão Sócio-Digital (2004) o termo 'inclusão digital' pode ser entendido como "[...] possibilitar a apropriação da tecnologia e o desenvolvimento das pessoas nos mais diferentes aspectos; estimular a geração de emprego e renda; promover a melhoria da qualidade de vida das famílias; proporcionar maior liberdade social; incentivar a construção e manutenção de uma sociedade ativa, culta e empreendedora".
Entretanto, conforme Bonilla e Oliveira (2011), essa inclusão digital não pode apenas ficar no plano do acesso das pessoas às tecnologias, mas que elas devem "potencializar interações e possibilidades dos próprios sujeitos para se engajarem nas atuais dinâmicas sociotécnicas de forma ativa, participativa,
propositiva e construtora de novas realidades sociais".
E corroborando nessa perspectiva de inclusão digital, Nelson Pretto (2001) vai dizer que as políticas públicas que buscam incluir devem fazer a "[...] inclusão de cidadãos não como meros consumidores, seja de produtos ou de informações; mas como sujeitos plenos que participam do mundo contemporâneo enquanto seres éticos, autônomos e com poder de decisão".
Portanto, a inclusão social se constitui num aspecto que perpassa os diversos setores da sociedade e, mui especialmente no contexto educacional que pressupõe não somente promover o acesso das pessoas a alfabetização e letramento digital, mas também favorecendo a atuação dos sujeitos de forma crítica e participativa nos mais diversos âmbitos da sociedade brasileira.
Saiba mais...
- https://brasilescola.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm
- http://books.scielo.org/id/qfgmr/pdf/bonilla-9788523212063-03.pdf
É importante refletirmos sobre as diferenças e especificidades dos termos inclusão, alfabetização e letramento digital, pois há muita confusão entre eles.
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