BLOG: espaço de diálogo
BLOGS EM INTERFACE COM A EDUCAÇÃO
Saiba mais:
https://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-blogs/
Antes, era considerado um espaço desconhecido para a maioria das pessoas e após a expansão da internet no mundo, inclusive nos países menos desenvolvidos, adentrando as camadas populares passou a ser um espaço democrático possibilitando àqueles com pouco conhecimento técnico relativo à tecnologia acessarem esse espaço como autores, se colocarem, se posicionarem.
O blog ao longo do tempo, com o advento da internet, foi passando por diversas fases de concepção. Isso por conta dos interesses e necessidades das pessoas que passaram a utilizar esse espaço na web. Assim, esse lugar de fala ganha novas concepções em interface com as diversas áreas do conhecimento.
No âmbito da educação, o blog ganhou uma nova concepção: espaço de autoria, de produção de conteúdo, de construção de identidade, de debate, de interlocução, de reflexão, de construção de novos saberes, de disseminação de ideias, entre outros.
Esse espaço de interlocução implica em interação haja vista que favorece as pessoas comentarem, compartilharem conteúdo, discordar e questionar o que está sendo publicizado e, isso de certa forma leva o autor a partir desse posicionamento do outro a refletir sobre sua abordagem.
O blog em interface com a educação se concebe como espaço de diálogo e reflexão, pois permite que as pessoas exponham suas ideias, o que pensam sobre determinados temas e estejam abertas aos pontos de vistas de seus interlocutores, que podem convergir ou divergir. E isso favorece o debate que é sempre enriquecedor. E trazendo a educação para esse contexto digital, tanto favorece aos educandos assumir o papel de potenciais autores e exercitar a sua criticidade quanto favorece e, muito aos docentes refletir sobre essa dinâmica e a sua prática.
Esse deslocamento do aspecto instrumental do blog para espaço estruturante de uma outra forma de pensar e fazer a educação leva-nos a perceber a existência de alguns princípios importantes, a saber: autoria, visibilidade, valorização, colaboração, implicação e aceitação de grupo, entre outros, (HALMANN; BONILLA, 2006).
O blog em interface com a educação se concebe como espaço de diálogo e reflexão, pois permite que as pessoas exponham suas ideias, o que pensam sobre determinados temas e estejam abertas aos pontos de vistas de seus interlocutores, que podem convergir ou divergir. E isso favorece o debate que é sempre enriquecedor. E trazendo a educação para esse contexto digital, tanto favorece aos educandos assumir o papel de potenciais autores e exercitar a sua criticidade quanto favorece e, muito aos docentes refletir sobre essa dinâmica e a sua prática.
Esse deslocamento do aspecto instrumental do blog para espaço estruturante de uma outra forma de pensar e fazer a educação leva-nos a perceber a existência de alguns princípios importantes, a saber: autoria, visibilidade, valorização, colaboração, implicação e aceitação de grupo, entre outros, (HALMANN; BONILLA, 2006).
https://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-blogs/
As potencialidades dos blogs na educação são variadas e possibilitam dar visibilidade ao trabalho pedagógico, valorizando as produções e as autorias dos sujeitos da educação....
ResponderExcluir