Ciberespaço, você transita nele!

Você que usa cotidianamente as redes sociais, sabe o que é Ciberespaço?


A gente costuma transitar por diversos espaços, físicos e virtuais, fazer diversas atividades neles por vários motivos e necessidades. Contudo, muitas vezes não nos damos conta de buscar conhecer mais de perto o espaço virtual, talvez pela velocidade da dinâmica da vida, que nos leva na maioria das vezes a navegar no espaço digital mesmo desconhecendo-o e sem refletir nas suas potencialidades. 

Mas é preciso compreender que o ciberespaço têm se constituído como tal, ao longo dos anos, pela larga utilização da internet pelas pessoas mundialmente falando em que o uso de hardware e programas têm estabelecido espaços virtuais de trabalho e de comunicação.
  
Dessa forma, o ciberespaço se estabelece como o acesso das pessoas a distância aos diversos recursos de um computador em tempo real, bem como ao conteúdo de bancos de dados ou em geral a memória de um computador distante (PIÉRRE, 1999, p.92). Assim, a informação pública disponível no ciberespaço, é virtual e portanto, está acessível a nós. E é por isso que podemos ler um livro, navegar em um hipertexto, visualizar uma série de imagens, assistir um vídeo, interagir com uma simulação, ouvir uma música; além de alimentar essa memória com textos, imagens, entre outros. Isso favorece que comunidades localizadas a longas distâncias possam se comunicar através do compartilhamento de uma telememória em que cada um pode ler e escrever de qualquer ponto do mundo, geograficamente falando.

O ciberespaço,  segundo Lévy, Pierre (1999, p.41) não compreende apenas materiais, informações e seres humanos, é também constituído e povoado por seres estranhos, meio textos meio máquinas, meio atores, meio cenários: os programas.

Então, o ciberespaço é a abertura de um novo espaço de comunicação em que podemos explorar as potencialidades desse espaço nos campos econômico, político, cultural, educacional, humano, entre outros. Em outras palavras, o ciberespaço é espaço virtual criado pelas redes de comunicação e as interconexões entre computadores multimídias.

Saiba mais...
http://knoow.net/ciencinformtelec/informatica/ciberespaco/
https://www.moodle.ufba.br/pluginfile.php/355309/mod_page/content/1/i_96201bdd/levy_cibercultura.pdf

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exclusão Digital: um flerte com a exclusão social?!

Software Livre: democratização do acesso à tecnologia e ao conhecimento

Cibercultura: as relações entre as novas tecnologias de informação e comunicação e a cultura contemporânea