Cibercultura: campo de possibilidades

VIRTUALIZAR E ATUALIZAR




Estamos vivenciando um momento de expansão do modelo interativo de comunicação, de produção de conteúdo e disseminação que nos faz deslocar da concepção de meros consumidores - conforme o contexto analógico - para o contexto digital em que podemos virtualizar e atualizar. Ou seja, podemos não somente pesquisar e obter informações, mas também podemos produzir conteúdo, debater ideias, disseminar conhecimento e compartilhar opiniões e, muito mais. Isso se deve ao advento da internet e o boom das tecnologias de informação que vem cada vez mais ampliando o acesso das pessoas ao espaço digital por intermédio das mídias digitais e, isso inclui as redes sociais digitais.   

Assim, podemos depreender que existe um campo de virtualidade em volta de qualquer coisa, ou seja, um campo de potencialidades ou possibilidades. Isso quer dizer que, quando estamos no campo de potencialidades, virtualizamos; isto é, podemos ler qualquer conteúdo disponível no espaço digital, por exemplo, e quando realizamos uma ação - comentar uma postagem, compartilhar ideias, questiona, debate opiniões, etc -, atualizamos. Virtus significa potência. E quando se fala em virtualizar, fala-se de potencialidades, no campo das possibilidades que necessariamente não seja real.

A cibercultura  como um campo de possibilidades, implica em observarmos alguns princípios importantes nessa nossa interação com esse novo espaço de comunicação (ciberespaço), a saber:
* Liberação da emissão: podemos ler e produzir conteúdos;
* Conexão generalizada: conectar é um elo, é possibilitar o fluxo de algo (de bits, por exemplo) abrir um canal para que um fluxo de informação, de dados, etc; que pode ser analógica e virtual. Conexão generalizada abrange a todos, por exemplo, podemos falar e se juntar àqueles que pensam como  nós.
* Reconfiguração: configurar ou colocar em outro padrão, fazer de forma diferente o que se fazia antes, por exemplo: ler livro físico, ler livro em pdf. Reconfigurar não é eliminar, mas colocar em outro formato.

Saiba mais...

https://www.moodle.ufba.br/pluginfile.php/355309/mod_page/content/1/i_96201bdd/levy_cibercultura.pdf
Dimensões da Cibercultura no Brasil
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762003000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários

  1. Para entender as potencialidades das TIC é importante compreender os conceitos de virtualização e atualização. Muito boa a explicação. Agora, explore um pouquinho como podemos trazer isso para a educação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exclusão Digital: um flerte com a exclusão social?!

Software Livre: democratização do acesso à tecnologia e ao conhecimento

Cibercultura: as relações entre as novas tecnologias de informação e comunicação e a cultura contemporânea