Internet e Educação

Internet: cultura de participação

 A Internet se constitui em um espaço em que somos muitos que podem comunicar-se com muitos. Daí por que a internet é vista como uma “cultura de participação” haja vista que cria um campo de possibilidades, tanto para a expressão artística quanto para a participação política; além de favorecer a criação e a colaboração.

Atualmente podemos encontrar facilmente as informações e veiculá-las, bem como compartilhar fotos; áudios; vídeos e enviar mensagens de qualquer lugar com nossos telefones celulares para qualquer pessoa ou quantas pessoas quisermos, pois não há limites para a nossa participação nos espaços virtuais. Assim, as distâncias físicas se reduzem a poucos cliques e as possibilidades de interação multiplicam-se a perder de vista.

Além disso, podemos usar a rede para realizar outras atividades, tais como: comprar e vender produtos e serviços; conseguir um emprego e até se relacionar com uma pessoa virtualmente. Podemos fazer tudo isso sem que seja necessário uma intermediação, dependendo apenas de nós mesmos, ou seja, de nossa interação individual direta com as outras pessoas. 

Do mesmo modo, a internet também incorpora em si o ambiente de aprendizagem, em que favorece a interação entre o estudante e os conteúdos disposto nos ambientes virtuais de aprendizagem, podendo ser tanto o professor quanto a própria plataforma o agente mediador das aprendizagens.


Saiba mais...
  • http://groupware.les.inf.puc-rio.br/public/papers/2001.LUCENA.e.FUKS.Livro.ProfessoresEAprendizersNaWeb.pdf
  • http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf



Comentários

  1. Mais importante do que a interação entre o estudante e os conteúdos nos ambientes virtuais, é a interação entre todos os membros da comunidade - aluno-aluno, aluno-professor - pois é na interação que os temas são discutidos, que as ideias são produzidas, que a aprendizagem acontece.

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